Transferência Externa

NOVO

Resultado de imagem para transferência externa

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

 

TRANSFERÊNCIA EXTERNA - ingresso 1º semestre de 2020

(Não haverá transferências para os Cursos de Geografia, História e Letras)

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas receberá, nos dias 22 e 23 de agosto de 2019, pedidos de Transferência Externa dos alunos regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior do Brasil ou do Exterior, para ingresso no 1º semestre de 2020, visando preencher as vagas dos cursos de bacharelado em Ciências Sociais e Filosofia.

Vagas, horário e local de inscrição.

Curso de Ciências Sociais: 09 vagas para o período vespertino e 14 vagas para o período noturno

Curso de Filosofia: 01 vaga para o período vespertino e 05 vagas para o período noturno

Os pedidos serão recebidos no horário das 15h às 19h30 na Seção de Alunos

 Prédio de Ciências Sociais e Filosofia - Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 - sala 114 (Tel: 3091.0465)

Documentação exigida para inscrição

a) Atestado de matrícula da Instituição de origem devidamente assinado, com os seguintes dados: período que o candidato está cursando; duração do curso; carga horária do curso especificação (Bacharelado ou Licenciatura)  e decreto de reconhecimento do curso;

b) Histórico escolar discriminando notas e carga horária das disciplinas cursadas e aprovadas, com os respectivos números de créditos;

c) Programa completo e autenticado pela Instituição de origem, das disciplinas cursadas e aprovadas, acrescidos de bibliografia básica;

d) Cópia da Cédula de Identidade, acompanhada do original para conferência.

e) Quando se tratar de curso realizado no exterior, os documentos deverão estar visados pelo Consulado brasileiro no País onde foram expedidos, acompanhados de tradução oficial juramentada. A prova de regular funcionamento da Instituição de Ensino Superior e do curso poderá ser emitida por autoridade consular no País de origem ou no Brasil.

Não serão permitidas transferências para o primeiro e para os dois últimos períodos do curso pretendido.

Os candidatos somente poderão pleitear transferência se já tiverem concluído e aprovado, pelo menos, dois semestres do curso de origem, no ato da inscrição, sendo vedada a inscrição dos ingressantes de 2019 e alunos da Universidade de São Paulo.

As vagas remanescentes de um período poderão, a critério da Comissão Coordenadora de curso, serem preenchidas por candidatos classificados em outro período, respeitando-se sempre a ordem de classificação.

A inscrição poderá ser feita pelo candidato, ou por seu procurador. Nesse caso, o procurador deverá apresentar seu RG e os documentos do candidato, além de procuração devidamente assinada pelo candidato.

Quando se tratar de curso realizado no exterior, toda a documentação necessária deverá estar devidamente traduzida por tradutor juramentado e com visto da chancelaria brasileira no país de origem.

Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta e fora do prazo estabelecido.

Critérios de seleção dos candidatos

Análise do Histórico Escolar

A Análise do histórico escolar será de caráter eliminatório e considerará os seguintes itens:

  1. Rendimento Escolar (média ponderada acima ou igual a 5,0 ou conceito B).
  2. Currículo do interessado que deverá satisfazer as condições com relação ao curso de origem, ou seja, ter adquirido créditos em disciplinas correspondentes a dois semestres do currículo ministrado pela FFLCH/USP, com a seguinte carga horária mínima e que devem estar atendidas na data da inscrição:

Curso de Ciências Sociais - 540 horas em disciplinas especificas de Ciências Sociais: (Antropologia, Ciência Política e Sociologia)

        Curso de Filosofia - 480 horas em disciplinas Filosóficas:

- Introdução à Filosofia, Filosofia Geral, História da Filosofia Antiga, História da Filosofia Medieval, História da Filosofia Moderna, História da Filosofia Contemporânea, Estética, Ética, Filosofia Política, Lógica, Teoria das Ciências Humanas, Teoria do Conhecimento e Filosofia das Ciências.

  1. Trajetória acadêmica (quantidade de reprovações, quantidade de transferências, trancamentos, desligamentos e tempo de permanência no curso)

Prova escrita: O candidato que não alcançar a nota mínima 5,0 (cinco) será reprovado no processo de transferência.

EntrevistaA entrevista será realizada se houver necessidade, desde que o candidato esteja habilitado após a Análise do Histórico Escolar e avaliação da Prova Escrita, cuja nota deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).

Classificação e do preenchimento das vagas

Serão convocados, obedecida à ordem decrescente, os candidatos habilitados até o limite do número de vagas, de acordo com a classificação obtida na prova escrita. A obtenção da nota mínima 5,0 (cinco) não implica a aceitação da transferência.

Em caso de empate de notas com valores idênticos, a Comissão Coordenadora de Curso responsável pela aplicação da prova classificará o candidato que tiver o maior número de créditos em disciplinas com aproveitamento de estudos.

As vagas remanescentes de um período poderão, a critério da Comissão Coordenadora de Curso, ser preenchidas por candidatos classificados em outro período, respeitando-se sempre a ordem de classificação.

Prova e Entrevista  As datas da prova e da eventual entrevista serão divulgadas pela internet no site: www.graduacaofflch.usp.br

Durante a realização da prova, não será permitido ao candidato o uso de aparelhos audiovisuais e consultas a documentos e livros, sob pena de ter a prova anulada.

Programas e da Bibliografia:  

FILOSOFIA

DESCARTES, R. "Meditações", várias edições. 

HUME, D. "Investigação sobre o entendimento humano", várias edições. 

KANT, E. "Resposta à questão: o que é esclarecimento?", várias edições. 

PLATÃO. "Fédon", várias edições. 

ROUSSEAU. "Discurso sobre a origem da desigualdade", várias edições.

 
CIÊNCIAS SOCIAIS
Prova escrita com três questões dissertativas baseadas na bibliografia indicada a seguir:

Antropologia

MALINOWSKI, Bronislaw. 1977. Argonautas do Pacífico Ocidental, São Paulo, Abril, Coleção Os Pensadores. Introdução (17-34); Cap. 3 (71-86).

MAUSS, Marcel. 2003. "Ensaio sobre o dom" (“Introdução”, “Cap. I” e “Conclusão”) e "As técnicas do corpo"  (p. 401 a 422). In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac& Naify.

HERTZ, Robert. "A preeminência da mão direita: um estudo sobre as polaridades religiosas” In: Revista Religião e Sociedade, v. 6, 1980 (pg. 99 a 128).

DURKHEIM, Émile e Marcel MAUSS. 1981 “Algumas formas primitivas de classificação: contribuição para o estudo das representações coletivas”. In: Marcel Mauss, Ensaios de Sociologia, São Paulo:

Perspectiva (p. 399-455).

Ciência Política

Hobbes, T. Leviantã. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

Locke, J. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Rousseau, J- J. O contrato social. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Sociologia

BOURDIEU, Pierre. “Espaço social e gênese das classes”. In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. 11ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007, pp. 133-161.

DURKHEIM, Émile. “O que é um fato social?” e “Regras relativas à observação dos fatos sociais” In: DURKHEIM, Émile. As Regras do Método Sociológico. 3ª edição, São Paulo:

Martins Fontes, 2007 [orig. 1895, França], pp. 1- 47.

GOFFMAN, Erving. “As características das instituições totais”. In: GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões, conventos. 2ª edição São Paulo: Perspectiva, 1987 [orig. 1961, Estados Unidos], pp. 13-108.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. 4ª reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2005 [orig. 1848, Inglaterra], pp. 39-69.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004 [orig. 1904, Alemanha], Parte I, capítulo 2, Parte II: capítulo 2, pp. 41-69 e 141-167.

NÃO HAVERÁ TRANSFERÊNCIA PARA OS CURSOS DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E LETRAS