RANQUEAMENTO 2018

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIENCIAS HUMANAS

Aprovado pela CG FFLCH em 10 / 10 / /2017.

Dispõe sobre a regulamentação de opções para matricula nas habilitações do curso de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para o ano de 2018.

A Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, baixa o seguinte edital:

Artigo 1 - A todos os alunos ingressantes pelo vestibular no curso de Letras no ano de 2017, será oferecida a opção da habilitação em Português, sendo-lhes facultada, por ordem de classificação, a escolha de outra habilitação, respeitados os limites das vagas oferecidas a saber:

Habilitação, Vagas e período

Grego 15 vagas matutino e 15 vagas noturno

Latim 29 vagas matutino e 28 vagas noturno

Alemão 40 vagas matutino e 40 vagas noturno

Espanhol 55 vagas matutino e 55 vagas noturno

Francês 40 vagas matutino e 40 vagas noturno

Inglês 40 vagas matutino e 40 vagas noturno

Italiano 40 vagas matutino e 40 vagas noturno

Árabe 20 vagas matutino

Armênio 10 vagas matutino

Chinês 15 vagas matutino

Coreano 20 vagas matutino

Hebraico 30 vagas noturno

Japonês 27 vagas matutino e 28 vagas noturno

Russo 20 vagas matutino

Linguística 35 vagas matutino e 35 vagas noturno

Artigo 2 – Alunos ingressantes no ciclo básico, período matutino, poderão inscrever-se apenas nas habilitações do período matutino, exceto habilitação em Hebraico, oferecido somente no período noturno.

Artigo 3 – Alunos ingressantes no ciclo básico, período noturno, poderão inscrever-se apenas nas habilitações do período noturno, exceto habilitações em Árabe, Armênio Chinês, Coreano e Russo, oferecidas somente no período matutino.

Artigo 4 - Para a escolha da habilitação estrangeira ou Linguística, os alunos serão classificados de acordo com o índice de aproveitamento dos dois primeiros semestres do Ciclo Básico, calculado pela média aritmética das notas obtidas nas disciplinas adiante mencionadas, atribuindo-se peso 1 para as disciplinas do primeiro semestre e 2 para as disciplinas do segundo semestre a saber:

 

 

Primeiro semestre:

FLC0112 Introdução aos Estudos Clássicos I

FLC0114 Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa I

FLL0433 Elementos de Linguística I

FLT0123 Introdução aos Estudos Literários I

Segundo semestre:

FLC0113 Introdução aos Estudos Clássicos II

FLC0115 Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa II

FLL0434 Elementos de Linguística II

FLT0124 Introdução aos Estudos Literários I

§ 1º - Para efeito de cálculo do índice de aproveitamento, será atribuída nota zero a disciplina não cursada.

§ 2º - No caso de disciplinas do Ciclo Básico com Aproveitamento de Estudos (dispensa de disciplinas) será considerada a média aritmética das notas obtidas nas disciplinas consideradas equivalentes.

Artigo 5 - A escolha das opções em Língua Estrangeira ou Linguística deverá ser feita pelos alunos via Internet, de acordo com o calendário aprovado pela Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, por meio do endereço eletrônico: https://uspdigital.usp.br/wsusuario/, link opção de curso, sendo necessário informar o número USP e a senha de acesso ao sistema.

§ 1º Eventuais problemas de acesso deverão ser resolvidos, no período de inscrição na Seção de Alunos de Letras no horário de atendimento ao público.

§ 2º O aluno poderá declinar da habilitação em Português no momento da escolha das habilitações.

§ 3º O aluno que não manifestar interesse por nenhuma outra habilitação dentro do prazo fixado neste artigo permanecerá matriculado somente na habilitação Português.

Artigo 6 - A distribuição pelas diferentes habilitações do curso de Letras será feita de acordo com o critério de classificação já mencionado, sendo o aluno matriculado no curso de sua maior preferência em que exista vaga.

Artigo 7 - A escolha de uma ou duas habilitações a ser feita pelo aluno ocorrerá nas formas adiante mencionadas.

Português ou

Português e uma Língua Estrangeira ou

Português e Linguística ou

Uma Língua Estrangeira ou

Linguística

 

 

Artigo 8 - No caso de vagas remanescentes resultantes da primeira fase de escolha das habilitações, ou de eventuais desistências ocorridas no ano de 2017, haverá um novo período de inscrição pela Internet, de acordo com o calendário aprovado, onde poderão inscrever-se para concorrer a essas vagas, de acordo com normas aprovadas pela Comissão de Graduação, os alunos aceitos sob quaisquer formas de ingresso regulamentadas, que ingressaram nos últimos 8 semestres (excetuados os períodos de trancamento total de matricula):

Parágrafo único - Fica vetada a participação no novo período acima mencionado, os alunos classificados na primeira opção escolhida nas datas da primeira fase de escolha das habilitações.

Artigo 9 - A classificação e seleção dos alunos inscritos para preenchimento das vagas remanescentes, mencionadas no artigo anterior será feita de acordo com a média ponderada das disciplinas aprovadas, constantes no Histórico Escolar dos interessados, considerando-se, inclusive, as disciplinas com aproveitamentos de estudos (dispensa de disciplinas).

§ 1º No caso de disciplinas com Aproveitamento de Estudos (dispensa de disciplinas) será considerada a média aritmética das notas obtidas nas disciplinas consideradas equivalentes.

Artigo 10 - Em caso de empate será considerado nessa ordem:

1 - O cálculo da média aritmética das notas obtidas nas disciplinas cursadas do Ciclo Básico, atribuindo-se o mesmo peso, para o primeiro e segundo semestre;

2 – A classificação no concurso vestibular.

Artigo 11 - A desistência de uma das habilitações, para os alunos classificados nas datas da primeira fase de escolha, poderá ser solicitada até o final do respectivo semestre na Seção de Alunos.

Artigo 12 - Este edital entrará em vigor na data de sua aprovação, revogadas as disposições em contrário.

 

 

 

AnexoTamanho
APRESENTAÇÃO RANQUEAMENTO 2018.ppt572 KB
EDITAL CALENDÁRIO RANQUEAMENTO2018.doc35.5 KB
RANQUEAMENTO2018.xls188.5 KB