Estudante Convênio

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

O que é?
Programa governamental para realização da graduação completa em Universidade brasileira.

Quem pode se candidatar?
Podem se candidatar alunos formados ou no último ano do ensino médio com até 23 anos dos países parceiros (http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PECG.php).
Obs. : Brasileiros residentes no exterior ou filhos de brasileiros são vetados no programa.

Como me inscrevo?
Diretamente na Embaixada ou posto consular brasileiro no país de origem.

Quais documentos eu devo apresentar?
Os documentos estão relacionados no site (documentos PEC-G)

Posso escolher a Universidade de destino?
Não. Você poderá escolher apenas a cidade de destino.

Posso escolher qualquer curso?
A escolha depende dos cursos ofertados. Se não houver vagas, não há possibilidade de realizar o curso.

Onde vejo os cursos oferecidos?
Ao se inscrever na Embaixada ou Posto Consular de seu país.

Como sei que fui selecionado?
O Governo brasileiro emitirá comunicação direta a você informando curso e Universidade de destino.

O que devo fazer ao chegar à USP?
Você deve apresentar-se imediatamente no Escritório de Relações Internacionais (CRInt) da faculdade de destino. Essa indicação lhe será enviada por e-mail pela USP.

Como regularizo minha situação no país?
Você será instruído pela USP em como proceder para obter o seu Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), documentos necessários para sua matrícula na USP.

Qual é meu contato direto com a USP?
Se você foi aceito pela USP, você poderá se comunicar através do e-mail: programasfederais@usp.br.

Se eu tiver algum problema na USP, com quem falo?
Você deve falar diretamente com a CRInt de sua faculdade ou através da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) através do e-mail programasfederais@usp.br.

Para mais informações, consulte o site: MRE PEC-G

ou leia o Manual PEC-G: Manual do Estudante-Convênio de Graduação