Curso de Graduação

O curso de graduação de História busca formar profissionais com capacidade para atender as demandas de ensino e pesquisa, preparando-os como produtores de conhecimentos especializados, fornecendo-lhes o variado instrumental epistemológico e teórico do campo.

Não há hierarquia no processo de formação de professores/pesquisadores, devendo todos os graduados dominar os elementos necessários à compreensão da natureza do conhecimento histórico e ao domínio das práticas essenciais de sua produção. A ampliação mais recente das áreas de atuação do historiador corresponde se com outra, relativa às linguagens cujo manejo pelos profissionais formados em História tornou-se corrente. Se a forma discursiva continua sendo o meio mais usual de expressão entre historiadores, o domínio de técnicas de análise semântica ou semiótica aplicada a diferentes linguagens (textual, iconográfica, audiovisual etc.), a possibilidade de elaborar vídeos e CD-ROMs, o manejo da estatística e de simulações complexas utilizando o computador, vieram a ser corriqueiros. Torna-se cada vez mais urgente, portanto, uma atualização na formação dos alunos de graduação em História.

Bacharelado

O estudante de História pode se formar como bacharel e obter, ao mesmo tempo, o diploma de Licenciatura, desde que curse disciplinas na Faculdade de Educação e no próprio Departamento de História relacionadas à formação de Professores.

O Bacharelado tem duração média de 8 semestres e possibilita como campo de trabalho, a pesquisa em museus e arquivos e ainda em instituições públicas e empresas privadas. Recentemente, o bacharel tem atuado também prestando assessoria e consultoria a empresas, órgãos públicos e meios de comunicação.

Grade Curricular Bacharelado

Licenciatura

O estudante pode se formar como bacharel e obter, ao mesmo tempo, o diploma de Licenciatura, desde que curse disciplinas na Faculdade de Educação e no próprio curso relacionadas à formação de Professores.  A matrícula pode ser feita a partir do 2º semestre, no entanto é preciso observar as normas e concluir as disciplinas que são pré-requisito para matricular-se em outras.

A licenciatura estrutura-se pela formação do bacharel complementada pelas disciplinas pedagógicas, o objetivo fundamental do curso de licenciatura é formar professores como sujeitos de transformação da realidade brasileira, comprometidos com a busca de respostas aos desafios e problemas existentes em nossas escolas, especialmente nas da rede pública.