.

MATRÍCULA - 2º SEMESTRE DE 2017 - PELA INTERNET

ACESSAR: www.sistemas.usp.br/jupiterweb

Alunos sem senha de acesso: gerar senha pelo site.

Atenção: Os alunos que estiverem com a matrícula trancada poderão encaminhar e-mail para Seção de Alunos, solicitando o retorno ao curso.

Matrícula Interativa

O período da primeira interação de matrícula de alunos regulares será de 19 a 26 de junho somente pela internet, recomendando-se que os alunos consultem previamente o horário das disciplinas oferecidas, planejando com antecedência suas possibilidades de matrícula em obrigatórias e optativas com limite de vagas.

Os horários podem ser consultados diretamente no júpiter web (WWW.sistemas.usp.br/jupiterweb), ou na página da seção de alunos, em cursos:  Geografia / História / Ciências Sociais / Filosofia .

Os horários de Letras poderão ser consultados somente no sistema júpiter web (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupColegiadoMenu.jsp?codcg=8&tipo=T&nomclg=Faculdade+de+Filosofia,+Letras+e+Ci%EAncias+Humanas)

As informações específicas de matrícula do curso de Letras, poderão ser consultadas em cursos, na página da seção de alunos.

ATENÇÃO: o aluno deverá inscrever-se em, pelo menos, uma das interações, mas de preferência na primeira, para que a FFLCH consiga ter noção da demanda por vagas e realizar os devidos ajustes.

19 a 26 de junho- 1ª interação de matrícula

03 a 10 de julho de 2017 - 2ª e última interação de matrícula

Pelo processo de matrícula interativa, os alunos de “semestre ideal” têm prioridade na formação de turmas, sobre os alunos que têm as disciplinas em atraso ou queiram antecipá-la.

Quanto mais próximo o período ideal da disciplina (PD) do período de matrícula do aluno (PM), maior a prioridade e, portanto, mais provável será a alocação do aluno na turma desejada.

Período ideal de uma disciplina (PD)

É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

Período ideal de matrícula (PM)

É a posição correspondente do aluno no vetor de créditos exigidos pelo curso, de acordo com seu crédito acumulado.

O Sistema Júpiter enviará para cada aluno uma mensagem informando o período ideal de matrícula (PM), no próprio sistema o aluno deve consultar PD na evolução do curso.

Objetivo:

Tornar o processo de matrícula mais interativo para o aluno e minimizar a necessidade de retificação e requerimentos após o período de matrícula.

Processo:

Intercalar períodos de matrícula “on-line” com a consolidação das inscrições já efetuadas, onde, a partir de prioridades e critérios previamente definidos, haverá a reserva ou não da vaga para o aluno.

Ao aluno são sempre sugeridas todas as disciplinas, independente de sua classificação.

As etapas são definidas previamente de modo a escalonar a consolidação. Assim, na primeira etapa serão processados somente disciplinas correspondentes ao semestre ideal do aluno, na segunda etapa o processamento estende-se a 2 semestres anteriores ao ideal e assim sucessivamente.

Ao final de cada etapa, a tela de matrícula é fechada e as novas inscrições em disciplinas / turmas são consolidadas, respeitando as prioridades de matrícula entre os alunos.

O resultado da consolidação será apresentado para o aluno como:

Reservada - disciplina / turma com vaga reservada para o aluno

Turma lotada - disciplina/turma sem vaga disponível

Preterida - disciplina/turma que ultrapassarem o limite de disciplinas estabelecidas pelos alunos. (Eletivas)

Lista de espera - ainda não processada, aguardando etapa de prioridade.

Os alunos também conseguirão observar a sua classificação estimada nas turmas em que se matricularam (disciplina, turma, total: vaga e inscrito e classificação estimada).

OPTATIVAS

Os alunos interessados em solicitar matrícula em disciplinas optativas oferecidas por outros cursos, deverão inscrever-se pelo sistema no período de matrícula para seleção.

LICENCIATURA

Todas as disciplinas da Faculdade de Educação serão sugeridas independente de sua classificação, eliminado a matrícula nas disciplinas por ordem de chegada.

Eventualmente o número de alunos que solicitam uma determinada turma pode ser superior ao número de vagas disponíveis.

Neste caso, terão prioridade os alunos cujos Períodos de Matrícula (PM) sejam mais próximos do Período da Disciplina (PD).

O Sistema Júpiter processará a consolidação das matrículas dos alunos nas disciplinas, classificando segundo o critério acima e realizando o corte dos excedentes ao número de vagas de cada turma.

Após os cortes, o sistema será REABERTO para os alunos verificarem qual o status das disciplinas/turmas solicitadas e nova interação em disciplinas e turmas.

É necessário solicitar a inclusão da habilitação pelo correio eletrônico; assim que for ativado, o link 'Matrícula' aparecerá automaticamente.

Consulte o calendário escolar na tela principal do Sistema Júpiter Web

Seção de Alunos de Geografia e História – e-mail: sageohist@usp.br

Seção de Alunos de Filosofia e Ciências Sociais – e-mail: secaoalunosfcs@usp.br

Seção de Alunos de Letras – e-mail: secaoalunosletrasfcs@usp.br