Colação de grau presencial
A colação de grau dos cursos de Filosofia e Ciências Sociais é realizada sem solenidade durante o atendimento de guichê na Seção de Alunos.
Para colar grau do Bacharelado ou da Licenciatura, o pedido de colação de grau deve ser feito presencialmente ou por e-mail (secaoalunosfcs@usp.br) para Ciências Sociais e (secaoalunosfilosofia@usp.br) para Filosofia. O prazo para resposta é de, no máximo, 15 dias corridos. Caso já esteja em condições de colar grau, você será convocado, por e-mail, a comparecer na Seção de Alunos com os seguintes documentos:
- Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;
- RG (não pode ser substituído por nenhum documento) *;
- Certidão de nascimento ou casamento.
*de acordo com a Deliberação do Conselho Estadual de Educação Nº37/03: http://www.usp.br/secretaria/wp-content/uploads/DeliberacaoCEE37_031.pdf
Você deve apresentar todos os documentos originais com cópias simples ou apresentar cópias autenticadas.
Se você for aluno estrangeiro, deve apresentar o RNE e a chancela da delegacia de Ensino deve constar do seu histórico escolar do Ensino Médio.
Convocação para colação de grau sem manifestação do estudante: Quando a Seção de Alunos constata a integralização dos créditos, o encerramento do curso por conclusão é feito imediatamente, independentemente da solicitação do aluno. Esse procedimento é regido pela Portaria Pró-G nº 04, de 04 de março de 2013 (anexa) e pelo Código de Ética da USP. |
Diploma e Histórico Escolar
O certificado de conclusão e o histórico escolar são emitidos em, aproximadamente, 10 dias corridos após a assinatura do termo de colação de grau e o Diploma em um prazo médio de 60 dias.
Procuração: o responsável pela retirada dos documentos deve apresentar uma procuração com firma reconhecida e apresentar o RG para identificação.
2ª via de Diploma
A 2ª via de diploma poderá ser solicitada em casos de modificação de dados de registro civil, extravio, dano ou destruição da 1ª via.
Para isso, são necessários:
Requerimento de 2ª via contendo os seguintes requisitos:
- Endereçado ao Diretor da unidade onde o curso foi realizado;
- Assinatura do interessado, devidamente qualificado;
- Relato da ocorrência;
- Assinatura de duas testemunhas, devidamente qualificadas;
Comprovação da publicação do extravio do diploma, em órgão de imprensa de grande circulação no município onde se situa a Unidade que o expediu, com antecedência de 30 (trinta) dias pelo menos;
Juntada da 1ª via do diploma quando não for caso de extravio;
Cópia do RG ou do RNE;
Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
Pagamento do valor referente ao registro de 2ª via.
Depois de entregue toda a documentação solicitada, você deve aguardar a comunicação da Seção de Alunos (através de e-mail), sobre o pagamento do valor (R$200,00) referente à segunda via do diploma.
Instruções para pagamento:
A expedição de 2ª via de diploma da USP é regulada pelas Resoluções USP nº 5490/2008 [1] e 5930/2011