Comissão de Acompanhamento do Curso de Letras

Encaminhamentos para o primeiro semestre letivo de 2020

O período que atualmente nos encontramos é de total excepcionalidade em função da pandemia da Covid19, o que tem gerado graves consequências em nosso cotidiano e também em todas as atividades presenciais em nossa Universidade. Nesse sentido, o Curso de Letras, a fim de direcionar a comunidade acadêmica, composta pelo grupo de docentes, funcionários e alunos, decidiu criar uma Comissão de Acompanhamento, cuja finalidade é a de contribuir e dirimir dúvidas e situações que estejam ao alcance deste grupo. Nosso compromisso é procurar garantir a manutenção da qualidade do curso; o acesso a formas alternativas de realização das atividades letivas e apoio; a manutenção de diálogos e contatos contínuos entre as três categorias. Nesse contexto, para dar consecução ao término do semestre, a Comissão de Acompanhamento do Curso de Letras estabelece as seguintes proposições.

1. Embora o calendário USP defina o encerramento do semestre letivo em 04 de julho de 2020, a Comissão estabeleceu a data de 22 de agosto para o encerramento do semestre letivo. No decorrer desse prazo, os docentes poderão utilizar esse período para a recuperação e/ou revisão, e também para o contato com alunos que não conseguiram acompanhar as sessões online e, aqueles que, mesmo tendo acompanhado as sessões online, queiram se atualizar, esclarecer dúvidas, de forma a garantir que a totalidade do corpo discente possa participar das atividades. Considerando a autonomia que os docentes têm na sala de aula, a Comissão sugere que sejam praticadas formas diversificadas/flexíveis de avaliação e verificação da presença dos alunos, considerando a sensibilidade necessária a este período de anormalidade que vivenciamos. As avaliações poderão ser diluídas em atividades ao longo do próximo semestre, assim como poderão ser concentradas mais próximas ao final do semestre. Para tal efeito, o sistema Júpiter deverá ficar aberto até novembro.

2. Uma vez que as condições epidemiológicas não permitem a retomada das aulas presenciais, a Comissão de Acompanhamento estabeleceu o inicio do segundo semestre para o dia 08 de setembro. O retorno às aulas presenciais, caso ocorra nesse período, deverá ser realizado de modo consciente e responsável, ouvidas as instâncias de saúde, transporte e educação. Nesse sentido, a Comissão poderá, junto com a comunidade acadêmica, promover uma plenária para definição de calendários e formas de retorno.

3. A Pró Reitoria de Graduação solicita aos docentes dos Cursos que avaliem os conteúdos das disciplinas a fim de averiguar a possibilidade de prever os dias necessários para garantir a oferta de conteúdos ministrados e a respectiva carga horária. Nesse contexto, a Comissão solicita aos docentes e aos Coordenadores de área que realizem, conjuntamente, essa avaliação qualitativa de conteúdos que estão sob sua responsabilidade, e informem as Chefias de Departamento e Coordenação sobre a previsão de dias necessários para contemplação da disciplina. Esses dados são importantes para a organização do semestre ( recuperações , revisão de conteúdos , por exemplo). A Pró Reitoria de Graduação enviou uma tabela que será disponibilizada para os Departamentos.

4. O docente terá autonomia para avaliar, mas deverá considerar as formas diversificadas/flexíveis de avaliação (como já exposto). A Comissão estabelece que os docentes façam gravações de aulas e as disponibilizem no Moodle, pois muitos alunos não têm como acompanhar as aulas síncronas e esse recurso de usar o Moodle (https://edisciplinas.usp.br/acessar) permitirá que o aluno acesse, a seu tempo, essas aulas. Da mesma forma, é possível deixar disponíveis tarefas e formas de avaliação. A Comissão solicita especial atenção à pluralidade de realidades vividas, seja por parte do docente e, especialmente, por parte do discente. Solicita, ainda, que se respeitem os dias e horários de aulas síncronas para evitar sobreposição de disciplinas. O docente, como já exposto, tem sua autonomia, mas é preciso atentar para as dificuldades dos alunos, que, muitas vezes, não conseguem acompanhar as aulas, ou por possuírem apenas um computador em casa para uso de toda a família, problemas com sinal de internet ou, ainda, devido ao professor mudar o horário de sua aula. Acreditamos em um diálogo contínuo a fim de conseguir imprimir a qualidade e excelência nas atividades. Nesse sentido, reiteramos a necessidade de uma flexibilização quanto a datas de entrega de atividades, duração das aulas, dentre outros. O segundo semestre poderá se iniciar, mesmo com disciplinas não encerradas, o que permitirá ao aluno que ele tenha tempo e cuidado para a entrega de suas atividades. Salientamos a necessidade que os docentes avaliem os conteúdos das disciplinas para o segundo semestre, já que estamos lidando com a incerteza de uma volta presencial e , ao mesmo tempo, continuemos com a excelência de nossas atividades e demandas, marca singular de nosso curso.

Atenciosamente,

Comissão de Acompanhamento do Curso de Letras