Colação de grau

Colação de grau presencial

A colação de grau do curso de Letras é realizada sem solenidade durante o atendimento de guichê na Seção de Alunos.

Para colar grau do Bacharelado, você deve, primeiramente, fazer a contagem dos créditos que você cursou conforme instruções neste link. Se houver alguma dúvida sobre a contagem, entre em contato conosco.

Após fazer a contagem, você deve verificar se há alguma pendência no resumo escolar (por exemplo: intercâmbios em aberto, disciplinas com status “MA” etc.). Se todos os registros do resumo escolar (intercâmbio, se for o caso, e disciplinas) estiverem consolidados (com status de aprovação ou reprovação), você poderá solicitar a sua colação de grau.

Para colar grau da Licenciatura, você deve, primeiramente, cursar as disciplinas previstas para o currículo da sua habilitação (veja o Guia da Licenciatura, disponível neste link) e já ter o registro das ATPAs no histórico escolar. Depois de tudo regularizado, poderá a solicitar a colação de grau.

O pedido de colação de grau deve ser feito por e-mail (secaoalunosletras@usp.br). Estando em condições de colar grau, receberá, o termo de colação de grau e as instruções por e-mail. O prazo para resposta é de, no máximo, 15 dias corridos.

*de acordo com a Deliberação do Conselho Estadual de Educação Nº37/03: http://www.usp.br/secretaria/wp-content/uploads/DeliberacaoCEE37_031.pdf

Convocação para colação de grau sem manifestação do estudante:

Quando a Seção de Alunos constata a integralização dos créditos, o encerramento do curso por conclusão é feito imediatamente, independentemente da solicitação do aluno. Esse procedimento é regido pela Portaria Pró-G nº 04, de 04 de março de 2013 (anexa) e pelo Código de Ética da USP.

Diploma e Histórico Escolar

O diploma, o certificado de conclusão e o histórico escolar são emitidos em, aproximadamente, 30 dias corridos após a assinatura do termo de colação de grau.

Assim que os documentos estiverem disponíveis na Seção de alunos de Letras, você será informado por e-mail. Para retirá-los, basta comparecer e apresentar RG ou CNH.

Procuração: o responsável pela retirada dos documentos deve apresentar uma procuração com firma reconhecida e apresentar o RG para identificação.