Colação de grau - Bacharelado

A colação de grau do curso de Letras é realizada sem solenidade durante o atendimento de guichê na Seção de Alunos.

Para colar grau, você deve, primeiramente, fazer a contagem dos créditos que você cursou no bacharelado conforme instruções neste link. Se houver alguma dúvida sobre a contagem, entre em contato conosco.

Após fazer a contagem, você deve verificar se há alguma pendência no resumo escolar (por exemplo: intercâmbios em aberto, disciplinas com status “MA” etc.). Se todos os registros do resumo escolar (intercâmbio, se for o caso, e disciplinas) estiverem consolidados (com status de aprovação ou reprovação), você poderá solicitar a sua colação de grau.

O pedido de colação de grau deve ser feito por e-mail (secaoalunosletras@usp.br). O prazo para resposta é de, no máximo, 15 dias corridos. Caso já esteja em condições de colar grau, você será convocado, por e-mail, a comparecer na seção de alunos de Letras com os seguintes documentos:

• Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio;

• RG (não pode ser substituído por nenhum documento)*;

• CPF;

• Certidão de nascimento ou casamento.

*de acordo com a Deliberação do Conselho Estadual de Educação Nº37/03: http://www.usp.br/secretaria/wp-content/uploads/DeliberacaoCEE37_031.pdf

Você deve apresentar todos os documentos originais com cópias simples ou apresentar cópias autenticadas.

Se você for aluno estrangeiro, deve apresentar o RNE e a chancela da delegacia de Ensino deve constar do seu histórico escolar do Ensino Médio.

Diploma e Histórico Escolar

O diploma, o certificado de conclusão e o histórico escolar são emitidos em, aproximadamente, 20 dias corridos após a assinatura do termo de colação de grau.

Assim que os documentos estiverem disponíveis na Seção de alunos de Letras, você será informado por e-mail. Para retirá-los, basta comparecer e apresentar RG ou CNH.

Procuração: o responsável pela retirada dos documentos deve apresentar uma procuração com firma reconhecida e apresentar o RG para identificação.