Matrícula – Informações gerais

Matrícula – Informações gerais

A matrícula em disciplinas é feita online, via Sistema Júpiterweb, durante os períodos da 1ª e 2ª interação (as datas são divulgadas no calendário oficial da USP - https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/). A 1ª interação de matrícula é destinada aos pedidos de disciplinas do seu semestre ideal. A 2ª interação, aos pedidos de disciplinas de outros semestres.

A matrícula deve ser feita de acordo com o período ideal da disciplina – as matrizes curriculares podem ser consultadas nestes links (http://graduacao.fflch.usp.br/node/14 E https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/jupCursoLista?codcg=8&tipo=N)

Se você precisar cursar alguma disciplina fora do período ideal, é possível retificar o período que consta do sistema para obter preferência de matrícula durante as interações. Vale lembrar que alterações no período ideal para priorizar disciplinas geram efeito na matrícula como um todo e, eventualmente, disciplinas que estavam no período ideal, não serão prioridade.

Para a alteração, faça a retificação do período do Sistema Júpiterweb antes da primeira interação de matrícula online.

Durante as interações é possível consultar o status da disciplina (I, IR, IL, IT, I, IP, P e MA) na seção “Resultado das consolidações”, no Sistema Júpiterweb. É importante que você acompanhe o status para saber se a disciplina será matriculada. Geralmente, os status IP (inscrição em optativa preterida), IL (inscrição em lista de espera), IT (inscrição em turma lotada) não são consolidados como MA (matriculado). Nesses casos, se ainda estiver no prazo de matrícula, você pode procurar outra turma com vagas para se inscrever.

Disciplinas com status P (pendente): Após as interações de matrícula, é comum verificar o status P (pendente) em algumas disciplinas. Isso acontece por duas razões: ou você não tem o pré-requisito para cursar a disciplina ou gerou duas inscrições em disciplinas no mesmo horário. No caso de não ter o pré-requisito, a disciplina será excluída no decorrer do semestre, você não poderá cursá-la. No caso de conflito de horário, você deverá retificar a sua grade horária e excluir uma das disciplinas obrigatoriamente.

Retificação de matrícula: A retificação de matrícula acontece sempre após a consolidação dos status das disciplinas. É o período em que você pode fazer a inscrição em disciplinas que não conseguiu durante as interações (desde de que tenham vagas disponíveis).

Importante: você só poderá retificar se participou de, pelo menos, uma das interações de matrícula. Caso não tenha participado, não poderá fazer nenhuma retificação.

Como é feito o cálculo da média ponderada?

A Média Ponderada é calculada da seguinte maneira:

[SOMATÓRIO ( nota * (crédito-aula + crédito-trabalho) )] / SOMATÓRIO ( crédito-aula + crédito-trabalho) 

das Disciplinas que estão aprovadas (Média Ponderada Limpa)!

As dispensas não entram no cômputo da Média Ponderada.

Exemplo:






Disciplina

Nota

Crédito-aula

Crédito-trabalho

Resultado

A

5,0

2

0

A

B

8,0

4

1

A

C

2,0

2

0

RN

A = 5 * ( 2+ 0) = 10
B = 8 * (4 + 1) = 40
SOMA = 50
SOMA DOS CRÉDITOS = 7

Média Ponderada = 50 / 7 = 7,1