Cancelamento de matrícula na USP e Reingresso

Entende-se por cancelamento de matrícula na USP a cessação total de vínculo do aluno com a universidade. (RG-USP, artigo 75 e 76)

O cancelamento voluntário de matrícula na USP ocorrerá:

- por transferência para outra instituição de ensino superior (RG-USP, artigo 75, § 1º, inciso I);

- por expressa manifestação de vontade do aluno (RG-USP, artigo 75, § 1º, inciso II).

O cancelamento de matrícula na USP por ato administrativo ocorrerá:

- por motivos disciplinares (RG-USP, artigo 75, § 2º, inciso I);

- se for ultrapassado o prazo de 3 anos de trancamento total de matrícula (RG-USP, artigo 75, § 2º, inciso II);

- se o aluno não se matricular por 2 semestres consecutivos em disciplinas (RG-USP, artigo 75, § 2º, inciso III);

- se o aluno não obtiver nenhum créditos em 2 semestres consecutivos, excetuando os períodos de trancamento total (RG-USP, artigo 75, § 2º, inciso IV);

- se o aluno for reprovado por frequência em todas as disciplinas em que se matriculou em qualquer um dos 2 semestres do ano de ingresso (RG-USP, artigo 75, § 2º, inciso V);

- se verificada a matrícula simultânea em cursos de graduação da USP e de outra instituição pública de ensino superior (RG-USP, artigo 75, § 2º, inciso VI).

O cancelamento de matrícula na USP por decisão da Comissão de Graduação da FFLCH ocorrerá:

- se o aluno não obtiver aprovação em pelo menos 20% dos créditos em que se matriculou nos 2 semestres anteriores (RG-USP, artigo 76, inciso I);

- se o aluno não integralizar os créditos para a conclusão de seu curso no prazo máximo definido pela Congregação da FFLCH (RG-USP, artigo 76, inciso II).

Os alunos que tiveram sua matrícula na USP cancelada com fundamento nos artigos 75, incisos II, III, IV, V e artigo 76 do Regimento Geral da USP, e que tenham completado 70% ou mais dos créditos originários na data da ocorrência, poderão requerer, uma única vez e no máximo até 5 anos após o cancelamento, seu retorno à USP, desde que devidamente justificadas as causas que provocaram o cancelamento.

O aluno deverá manifestar, pelo e.mail secaoalunosletras@usp.br, seu interesse em reingressar ao curso. A Seção de Alunos de Letras responderá com as orientações necessárias para, em maio ou outubro de cada ano, o aluno apresentar seu requerimento de reingresso, com as justificativas que deram causa ao cancelamento.

O requerimento e a justificativa serão examinados pela Comissão de Graduação da FFLCH. (RG-USP, artigo 80).

 

 

 

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