Ranqueamentos

Ranqueamento – informações gerais para ALUNOS DO CICLO BÁSICO

O curso de Letras é formado por 16 habilitações, separadas em 04 departamentos:

1) LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS: GREGO, LATIM e PORTUGUÊS

2) LETRAS MODERNAS: ALEMÃO, ESPANHOL FRANCÊS, INGLÊS e ITALIANO

3) LETRAS ORIENTAIS: ÁRABE, ARMÊNIO, CHINÊS, COREANO, HEBRAICO, JAPONÊS e RUSSO

4) LETRAS LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA

Você pode optar entre o currículo de dupla habilitação (Português e Linguística; Português e Língua Estrangeira) ou habilitação única (Língua estrangeira; Linguística; Português).

O ranqueamento para escolha da habilitação é obrigatório aos alunos ingressantes e acontece sempre ao final do segundo semestre do Ciclo Básico.

Como funciona?

É importante que você, aluno ingressante, fique atento ao calendário e ao Edital de ranqueamento que será divulgado para não perder as etapas do processo.

A primeira etapa é a inscrição online (via Sistema Júpiterweb) em até 7 opções de habilitação de acordo com a ordem de preferência. Neste momento, você poderá declinar do Português caso queira.

Caso se esqueça de participar desta etapa e não indicar nenhuma opção de habilitação, você será matriculado automaticamente, ao final do ranqueamento, em Português. Neste caso, caso queira tentar uma nova habilitação, deverá seguir as instruções para participar do segundo ranqueamento, que ocorre normalmente em Janeiro.

Cálculo da média para o ranqueamento

A classificação é de acordo com o índice de aproveitamento dos dois primeiros semestres do Ciclo Básico, calculado pela média aritmética das notas obtidas nas disciplinas atribuindo-se peso 1 para as disciplinas do primeiro semestre e 2 para as disciplinas do segundo semestre.

Exemplo:

• 1º SEMESTRE

SOMAR AS 4 NOTAS E DIVIDIR POR 4

FLC0112 (7,80) + FLC0114 (6,40) + FLL0433 (8,00) + FLT0123 (8,50) = 30,70/4 = 7,675

• 2º SEMESTRE

SOMAR AS 4 NOTAS MUTIPLICAR POR 2 E DIVIDIR POR 4

FLC0113 (7,00) + FLC0115 (9,40) + FLL0434 (7,30) + FLT0124 (8,00) = 31,70* 2 = 63,4/4 = 15,85

• SOMAR 1º e 2º SEMESTRES

(7,675) + (15,85) = 23,525

• DIVIDIR O TOTAL POR 3

23,525 / 3 = MÉDIA FINAL 7,841

Sobre a matrícula

A matrícula das disciplinas obrigatórias do 1º semestre da habilitação é gerada automaticamente pelo Sistema Júpiter após a divulgação do resultado. Caso você queira se matricular em optativas, deverá gerar requerimento durante o período de retificação.

É possível a alteração do período das disciplinas mediante apresentação de comprovante de trabalho ou estágio. Para isso, você deve apresentar, antes do início das aulas, o documento comprobatório e preencher requerimento de matrícula em disciplinas de outro período (e já indicar o número das turmas, se for o caso) na Seção de alunos de Letras.

É importante ressaltar que os comprovantes apresentados devem indicar os horários das atividades desenvolvidas para serem aceitos como justificativa para mudança do período das disciplinas.

2º Ranqueamento para ALUNOS VETERANOS

No caso de vagas remanescentes resultantes da primeira fase de escolha das habilitações, ou de eventuais desistências ocorridas no ano anterior, haverá um novo período de inscrição via Sistema Júpiterweb, de acordo com o calendário divulgado.

Se você perdeu o prazo do primeiro ranqueamento ou deseja mudar de habilitação, será possível concorrer a essas vagas desde que você tenha ingressado nos últimos 8 semestres (sem contabilizar os períodos de trancamento total de matrícula).

A classificação e seleção dos alunos inscritos para preenchimento das vagas remanescentes será feita de acordo com a média ponderada das disciplinas aprovadas, constantes do Histórico Escolar, considerando-se, inclusive, as disciplinas com aproveitamentos de estudos (dispensa de disciplinas). No caso de disciplinas com Aproveitamento de Estudos (dispensa de disciplinas), será considerada a média aritmética das notas obtidas nas disciplinas consideradas equivalentes.

Em caso de empate, será considerado nessa ordem:

1 - O cálculo da média aritmética das notas obtidas nas disciplinas cursadas do Ciclo Básico, atribuindo-se o mesmo peso, para o primeiro e segundo semestre;

2 – A classificação no concurso vestibular.

Matrícula do 2º ranqueamento

23 e 24 de janeiro

Matrícula presencial na Seção de Alunos, na habilitação obtida Língua Estrangeira, Linguística e ou Português.

das 10h00 às 12h00 e das 17h00 às 19h00.

EDITAL CALENDÁRIO RANQUEAMENTO2020.doc36.5 KB