Contagem de créditos

Todo aluno pode, ao longo do curso, fazer um levantamento das disciplinas cursadas até então e quais disciplinas que faltam para concluir o curso. Você vai precisar do resumo escolar, obtido pelo Sistema Júpiterweb, e a planilha disponível nesta página (acesse: habilitação única ou habilitação dupla).

A seguir, apresentamos um passo a passo para você fazer a sua contagem de créditos.

Importante: ao contabilizar os créditos totais de uma disciplina, você deve considerar a soma dos créditos-aula mais os créditos-trabalho. Exemplo: a disciplina FLC0284 tem 03 créditos no total (02 créditos-aula + 01 crédito-trabalho).

Siga as instruções:

  1. Verifique o número de créditos totais obtidos no final do seu resumo escolar. O valor lá mencionado é a soma dos créditos-aula e dos créditos-trabalho de todas as disciplinas em que você obteve aprovação ao longo do curso. (Obs.: não é o total de “créditos matriculados”, é o total de “créditos obtidos” que importa);

  2. Você cursou alguma disciplina da Licenciatura? Se sim, deve descontar os créditos de todas as disciplinas cursadas para o currículo da Educação do total de “créditos obtidos” que consta do seu resumo escolar. Exemplo:

Total de créditos obtidos (informação retirada do resumo escolar): 150

Total de créditos das disciplinas da Licenciatura (contagem manual): 40

Total de créditos obtidos do BACHARELADO: 150 – 40 = 110

(Obs.: para facilitar, você pode consultar todas as disciplinas do currículo no Guia da Licenciatura, disponível neste link)

Se você não cursou nenhuma disciplina da Licenciatura, não há o quê descontar. O total que consta do resumo escolar é o total referente apenas ao currículo do Bacharelado;

  1. Faça o download da planilha de contagem de créditos anexa de acordo com a sua habilitação;

  2. Na planilha, há duas colunas localizadas à direita das disciplinas obrigatórias: uma para assinalar as disciplinas já cursadas e a outra, para as não cursadas. Organize tudo e verifique quais ainda faltam;

  3. Além das disciplinas obrigatórias, alguns currículos exigem créditos em disciplinas optativas eletivas. Se esse for o caso da sua habilitação, você deve verificar, também na tabela de contagem, quais disciplinas você já cursou das elencadas como “eletivas” pelo Departamento. Há um mínimo obrigatório (06 créditos para cada departamento, a depender da habilitação), mas se ultrapassar ou quiser cumprir mais disciplinas eletivas, não há problema, os créditos excedidos são contabilizados como “livres”;

  4. Se você já verificou que cumpriu todas as obrigatórias e, se for o caso, as eletivas, os créditos faltantes serão da categoria “optativa livre”. Lembre-se: os currículos de habilitação única exigem 178 créditos totais (exceto Português, que exige 177); os de habilitação dupla, exigem 185 créditos. A partir dessa informação, você poderá organizar quais disciplinas ou quantos créditos ainda precisa para colar grau.

 

Seguem, abaixo, algumas repostas às dúvidas frequentes sobre a contagem de créditos:

 

  • Quantos créditos posso cursar fora do curso de Letras?

Só poderão ser aproveitados 08 créditos, em optativas livres, cursados fora do curso de Letras, através da Resolução 4749/90, para todos os departamentos de Letras, exceto Letras Orientais, que aceita até 12 créditos para habilitação única e Linguística, que aceita o máximo de 30 desses créditos cursados fora do curso de Letras. Os créditos excedentes a esse limite deverão ser descontados do total de créditos obtidos, no resumo escolar. A menção acima refere-se às disciplinas matriculadas e cursadas ao longo do curso vigente. O aproveitamento dos créditos provenientes de outros cursos da USP ou de outras Instituições de Ensino Superior estão condicionados à aceitação dos departamentos responsáveis pelas habilitações de Letras: é possível o aproveitamento de até 30 créditos cursados em curso da USP e 08 em cursos fora da USP (para mais informações sobre aproveitamento de estudos, clique aqui) .

 

  • O que acontecerá com os créditos que cursei da habilitação que desisti?

Os créditos provenientes das habilitações em que o aluno solicitou desistência serão contabilizados, ao final do curso, como optativos livres. A contagem é manual, portanto, você não verificará, no resumo escolar, a “transformação” destes créditos pelo sistema Júpiter. Tudo será contabilizado no pedido da colação de grau.

 

  • O currículo da minha habilitação mudou. Qual planilha devo seguir para fazer a contagem de créditos?

Para os currículos em que houve mudanças na sua estrutura, como ocorreu nos cursos de Orientais (a maioria 2017 em diante), Grego, Latim, Alemão (2015 em diante), Espanhol (2014 em diante) e Inglês (2013 em diante), o aluno deverá seguir a planilha com referência ao seu ano de ingresso e seguir as adaptações sugeridas através da planilha do currículo antigo. Exemplo: os alunos que não cursaram tal disciplina, deverão cursar a disciplina X (supostamente sugerida), com tantos créditos.

 

  • Cursei mais créditos em optativas eletivas do que o necessário. E agora?

Os créditos eletivos, cursados e aprovados, que excederam ao número exigidos pelos departamentos (06 na grande maioria, com exceção do Inglês, que exige 32), serão aproveitados como sendo créditos optativos livres atendendo à exigência do currículo, mas não serão transformados pelo sistema Júpiter em créditos optativos livres, no quadro “Evolução do curso”.

 

  • As disciplinas que cursei no exterior, durante o período de intercâmbio, serão contabilizadas?

Se você fez intercâmbio e a CCInt/FFLCH já lançou os AE (aproveitamento de estudos), esses créditos já estão sendo computados ao final de resumo escolar; se consta em seu resumo escolar o registro “MA”, cursando disciplinas no exterior, você deverá entregar à CCInt, os resultados dos estudos realizados no intercâmbio para fazer a validação dos créditos.

 

  • Você cursou mais de uma disciplina eletiva de interseção desse grupo e gostaria de aproveitá-la como créditos optativos livres para o bacharelado?

Se você fez mais de umas dessas disciplinas de interseção, você poderá solicitar a consideração desses créditos como sendo créditos optativos livres para o curso de bacharelado. Você deverá formular um requerimento junto à seção de alunos, endereçado ao departamento do seu curso, justificando a solicitação e a devida necessidade. Segue a relação das disciplinas abaixo:

FLC0600 - Língua, Discurso e Ensino

FLC0601 - Ensino de Literatura Brasileira

FLC0602 - Literatura Portuguesa: Ensino-Aprendizagem

FLC0603 - Diversidade Cultural e Educação: as Literaturas de Língua Portuguesa em Perspectiva

FLL1005 - A Linguística na Educação Básica

FLT0344 - Literatura e Educação

FLM0640 - Aquisição/Aprendizagem do Alemão como Língua Estrangeira

FLM0661- Abordagens Críticas e o Ensino de Literatura

FLM0653- Aquisição/Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira

FLM0666 - Ensino e Aprendizagem da Língua Italiana

 

Ficou alguma dúvida? Não conseguiu finalizar a contagem de créditos? Entre em contato conosco!