Matrícula - 1º semestre 2020

MATRÍCULA - 1º SEMESTRE DE 2020 SISTEMA JÚPITERWEB

 

ATENÇÃO PARA AS DATAS DE MATRÍCULA:

De 02 a 09 de dezembro de 2019 - 1ª interação de matrícula

De 06 a 13 de janeiro de 2020 - 2ª e última interação de matrícula

 

RETORNO AO CURSO                                                                                      

Alunos com a matrícula trancada que desejarem o retorno ao curso deverão encaminhar a solicitação com nome e número usp para secaoalunosletras@usp.br, até 01 de dezembro de 2019, para matrícula na 1ª interação ou até dia 05 de janeiro de 2020, para matrícula na 2ª interação de matrícula.

 

PROCESSO DE MATRÍCULA INTERATIVA

Os alunos de “semestre ideal” têm prioridade na formação de turmas, sobre os alunos que têm as disciplinas em atraso ou queiram antecipá-las.

Quanto mais próximo o período ideal da disciplina (PD) do período de matrícula do aluno (PM), maior a prioridade e, portanto, mais provável será a alocação do aluno na turma desejada.

Período ideal de uma disciplina (PD)

É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

Período ideal de matrícula (PM) e período ideal de matrícula de Licenciatura (PML)

É a posição correspondente do aluno no vetor de créditos exigidos pelo curso, de acordo com seu crédito acumulado.

Para cursos com dupla habilitação o Português servirá como referência para identificação do período ideal (PM).

Objetivo: Tornar o processo de matrícula mais interativo para o aluno e minimizar a necessidade de retificação e requerimentos após o período de matrícula.

Processo: Intercala períodos de matrícula “on-line” com a consolidação das inscrições já efetuadas, onde, a partir de prioridades e critérios previamente definidos, haverá a reserva ou não da vaga para o aluno.

Ao aluno são sempre sugeridas as disciplinas, independentemente de seu período de matrícula (PM).

Na primeira etapa, serão processados somente disciplinas correspondentes ao semestre ideal do aluno, na segunda etapa, o processamento estende-se a 2 semestres anteriores ao ideal e assim sucessivamente.

O Sistema Júpiter enviará para cada aluno uma mensagem informando o período ideal de matrícula (PM) e período ideal de matrícula de Licenciatura (PML). No próprio sistema o aluno deve consultar PD na evolução do curso.  Caso o (PM) ou (PML) não esteja correspondendo ao (PD), na maioria das disciplinas, o aluno poderá alterar no sistema júpiter até 09 de dezembro.

 

Datas de consolidação:

12 e 13 de dezembro de 2019 (1ª consolidação):

O resultado da consolidação será apresentado para o aluno como:

Reservada - vaga reservada para o aluno na turma de disciplina obrigatória e optativa eletiva.

Preterida – turma(s) que ultrapassar(em) o total de disciplinas estabelecido pelo aluno na tela de matrícula.

Lista de espera - ainda não processada, aguardando etapa de prioridade.

Turma lotada - turma sem vaga disponível (será necessário fazer nova inscrição em turmas com vagas disponíveis, até a 2ª interação).

16 e 17 de janeiro de 2020 (2ª e última consolidação).

O resultado da 2ª consolidação será apresentado para o aluno como:

Reservada - vaga reservada para o aluno na turma de disciplina obrigatória e optativa eletiva.

Preterida – turma(s) que ultrapassar(em) o total de disciplinas estabelecido pelo aluno na tela de matrícula, ou desnecessárias para complementação de créditos exigidos pelo currículo.

Turma lotada - turma sem vaga disponível (gerar requerimentos em turmas com vagas disponíveis, no período de retificação de matrícula).

Após a última consolidação, no HISTÓRICO ESCOLAR do aluno, as disciplinas com vagas reservadas constarão como “Pendentes”, aguardando a efetivação que será processada pela seção de alunos. Havendo choque de horários (consultar tela grade horária) ou falta de requisito, a matrícula permanecerá pendente até que o aluno regularize, na retificação de matrícula.

As disciplinas “Preteridas” ou com “Turmas Lotadas” (consultar tela resultados das consolidações) não constaram do resumo escolar.

Turma lotada - turma sem vaga disponível (gerar requerimentos em turmas com vagas disponíveis, no período de retificação de matrícula).

Datas para inscrições por meio de requerimentos, via sistema júpiter: de 03 a 10 de fevereiro.

RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA:

Exclusões de disciplinas, via sistema júpiter: de 21 a 22 de janeiro de 2020.

Inscrições por meio de requerimentos, via sistema júpiter: de 03 a 10 de fevereiro de 2020.

Os horários estão disponíveis no endereço:  http://graduacao.fflch.usp.br/node/9461

As informações sobre Licenciatura estão disponíveis na página do DLCV http://dlcv.fflch.usp.br/node/10

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A MATRÍCULA INTERATIVA

 

Os alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação da Universidade de São Paulo devem, ao final de cada semestre, se matricular nas disciplinas que desejam cursar no semestre seguinte.

Verifique atentamente as datas das interações e consolidações de matrícula (seleção de alunos nas turmas), no menu Calendário USP, bem como o período letivo, feriados e recesso do próximo semestre (os feriados municipais estão no final do Calendário).

A matrícula é interativa, e deve ser efetuada pelo sistema Júpiter Web. O aluno deve, primeiramente, verificar o seu período ideal de matrícula (PM), calculado semestralmente, e consultar as disciplinas e turmas que pretende cursar no próximo semestre. Essas informações estão disponibilizadas no Sistema Júpiter Web.

 Em cada interação de matrícula no Sistema Júpiter Web, todas as disciplinas/turmas obrigatórias, optativas eletivas ou livres e/ou vinculadas a seu curso (possíveis para a matrícula), serão apresentadas para inscrição. Os alunos devem, previamente, escolher as disciplinas/turmas que pretendem cursar, tendo o cuidado de inscrever-se nas disciplinas obrigatórias que não apresentem conflito de horário. Podem, também, solicitar matrículas em turmas de disciplinas que deixaram de cursar em semestres anteriores (atrasados/repetentes) e naquelas que pretendem antecipar, desde que cumpridos os requisitos, se houver.

Importante: o aluno deverá inscrever-se em, pelo menos, uma das interações. Porém, recomendamos que se inscrevam logo na primeira, para que os responsáveis pelas disciplinas tenham uma real noção de demanda.

Para cada aluno ativo o Sistema Júpiter calculará:

1 - Créditos Acumulados (CA): número de créditos cursados ou dispensados pelo aluno nas disciplinas obrigatórias e eletivas constantes na Estrutura Curricular do curso. O número correspondente aos créditos acumulados é a soma dos créditos obtidos em disciplinas obrigatórias e eletivas cursadas, mais o acréscimo de 12 créditos - que funciona como uma “média” dos créditos cursados no semestre corrente, visto que estes não entram nesse cálculo.

2 - Média Completa - “Suja” (MS): média ponderada pelo número de créditos de todas as disciplinas cursadas pelo aluno, inclusive as reprovações, constantes na Estrutura Curricular do curso no qual esteja alocado. IMPORTANTE: a média calculada para matrícula é diferente da média ponderada do aluno, exibida no Resumo Escolar. Para o cálculo da média para matrícula são desconsideradas as notas eventualmente já cadastradas de disciplinas do semestre em curso, ou seja, no processo de matrícula para o segundo semestre de determinado ano, são desconsideradas as notas obtidas em disciplinas do primeiro semestre do mesmo ano, visto que nem todas as notas estão cadastradas no momento do processamento.

3 - Período de matrícula (PM): indicador da progressão do aluno na Estrutura Curricular do Curso (PM variando de 2 à duração ideal do curso). Ou seja, o PM é um indicador da evolução do aluno no curso de acordo com o número de créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas já cursadas da grade curricular e levando em consideração o número de créditos ideais a serem acumulados em cada período.

O cálculo do Período de Matrícula (PM) de cada aluno será determinado segundo:

Definição 1: Número de Créditos Cumulativos do Curso (NC): É calculado a partir do número de créditos cumulativo das disciplinas obrigatórias e eletivas de acordo com o PD - período ideal da grade curricular do curso do aluno conforme apresentado na Estrutura Curricular.

Definição 2: Créditos acumulados do aluno (CA): Obtido pela soma dos créditos das disciplinas obrigatórias e eletivas (constantes da grade curricular) aprovadas ou dispensadas (aproveitamento de estudo), acrescido de 12, conforme explicado anteriormente. Ex.: Se um aluno tem 184 créditos acumulados, terá: CA = 184 + 12 = 196.

Definição 3: Período do aluno (PA) = semestre ideal do aluno: É a posição correspondente do número de créditos acumulados pelo aluno (CA) no vetor de créditos do curso (NC), ou seja, a “alocação” do aluno no curso neste semestre.

Definição 4: Período ideal de matrícula (PM): Ajuste para situar o aluno no período de matrícula: Se PA e semestre a cursar tem mesma paridade, então PM = PA, caso contrário, PM = PA + 1. O Sistema Júpiter mostrará a cada aluno, no menu Gestão da Matrícula, Período Ideal Calculado, os valores calculados de seus PM, MS e CA.

Enfatizamos a importância do acompanhamento, por parte do aluno, de sua alocação no curso. O aluno pode checar sua situação atual através do Júpiter Web, opção “Evolução no curso”. Se considerar necessário, o aluno pode solicitar a alteração do seu Período Ideal (PM) no sistema júpiterweb, lembrando que a prioridade 01 de matrícula é para os alunos cujo PM = PD. Essa solicitação deverá ser feita antes da matrícula.

CONSOLIDAÇÃO DE MATRÍCULA

Para disciplinas Obrigatórias e Eletivas Eventualmente o número de alunos que solicitam uma determinada turma pode ser superior ao número de vagas disponíveis. Neste caso, terão prioridade os alunos cujos Períodos de Matrícula (PM) sejam mais próximos do Período da Disciplina (PD). Posteriormente, quando menores - e assim por diante.

Especificamente:

prioridade 1 - alunos com PD = PM (período ideal)

prioridade 2 - alunos com PD = PM - 2 (atraso de um ano)

prioridade 3 - alunos com PD = PM - 4 (atraso de dois anos)

prioridade 4 - alunos com PD = PM - 6 (atraso de três anos)

prioridade 5 - alunos com PD = PM - 8 (atraso de quatro anos)

prioridade 6 - alunos com PD = PM + 2 (antecipação de um ano)

prioridade 7 - alunos com PD = PM + 4 (antecipação de dois anos)

prioridade 8 - alunos com PD = PM + 6 (antecipação de três anos)

prioridade 9 - alunos com PD = PM + 8 (antecipação de quatro anos)

NOTA: Como critério de desempate serão utilizadas as médias sujas (MS) decrescentes e depois os números de créditos acumulados (CA) decrescentes, disponíveis na época do processamento de matrícula.

Na 1ª consolidação, o Sistema Júpiter processará a seleção das inscrições dos alunos nas disciplinas com PD = PM.

Nessa etapa, o Sistema Júpiter identifica turmas (PD) com número de inscrições maior do que o de vagas; classifica os alunos segundo o critério acima e realiza a seleção dos alunos, que ficarão com reserva, até o limite de vagas de cada turma, ou como excedentes (turma lotada).

Após a consolidação, o sistema será reaberto para os alunos verificarem qual o status das disciplinas/turmas solicitadas, sendo:

I.             Para os alunos com PM = PD: TURMA RESERVADA para os alunos selecionados; TURMA LOTADA para os alunos excedentes.

II.           Para os alunos com PM diferente de PD: TURMA EM LISTA DE ESPERA para os alunos não analisados.

Depois desta 1ª Consolidação, e de ajustes de vagas feitos pelas Unidades, a Matrícula web será reaberta para que os alunos verifiquem a situação de suas inscrições e, eventualmente, façam alterações, inclusões e exclusões (2ª. Interação dos alunos).

Na 2ª Consolidação (PD = PM - 2), o Sistema Júpiter processará a seleção das matrículas dos alunos nas disciplinas um ano atrasadas, e assim por diante, até a última, quando serão processadas todas as prioridades e também as optativas livres e extracurriculares.

IMPORTANTE: Apenas na última consolidação, as inscrições nas turmas em que o aluno ficou com situação de TURMA LOTADA serão excluídas automaticamente. Nas consolidações intermediárias, as disciplinas com TURMA LOTADA ou, em LISTA DE ESPERA, continuarão inscritas, até que o aluno exclua ou mude para outra turma, o que é recomendável, por garantia.

 

FAQ

1.    O que é sistema Júpiter?

É o sistema de registro acadêmico dos alunos de graduação da USP.

2. Não sou aluno de graduação da USP, posso ter login e senha para acessá-lo?

Login e senha são apenas para alunos de graduação da universidade, mas você poderá acessar o calendário e as disciplinas.

3. O que é período da primeira interação?

 É o período em que todos os alunos de graduação da USP devem se matricular nas disciplinas.

4. Sou aluno recém ingresso na USP, preciso acessar todos os dias o sistema Júpiter?

É de extrema importância que o aluno tenha conhecimento sobre a sua vida acadêmica. Portanto, fique atento às interações de matrícula, definição do requerimento de uma disciplina, notas e documentos em geral.

5. Sou aluno de graduação da USP e perdi a primeira interação, como devo proceder?

Você deve aguardar a segunda interação de matrícula, entretanto, poderá não haver mais vagas em alguma disciplina que queira. Você deve ficar atento ao Calendário da sua unidade.

6. Quero montar minha grade horária. Como eu faço?

Você deve selecionar as disciplinas que estarão disponíveis no sistema Júpiter e lembre-se que não poderá ocorrer conflito de horários no momento da escolha.

7. O que é "período de matrícula ideal (PM)"? 
O Período de Matrícula Ideal (PM) é o seu indicador de progressão na Estrutura Curricular do Curso, ou seja: o PM mostra a sua evolução no curso de acordo com o número de créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas já cursadas da grade curricular, levando em consideração o número de créditos ideais a serem acumulados em cada período. Você deve consultar seu PM no sistema Júpiter.

8. O que é "período ideal de uma disciplina (PD)"? 
É o período no qual a disciplina foi programada na grade curricular do curso.

9. Estou no "semestre ideal". Tenho prioridade na consolidação das disciplinas?

Se o seu período de matrícula ideal é igual ao período ideal de uma disciplina (PD), você terá prioridade na consolidação das disciplinas.

10. Estou no semestre ideal. Terei que acessar o Júpiter mais de uma vez para garantir minha matrícula?

Sua inscrição estará pré-garantida quando as disciplinas obrigatórias e/ou eletivas escolhidas estiverem com o status de "Reservada" (IR). Isso pode acontecer logo na 1ª consolidação, na 2ª ou demais consolidações, dependendo do número de inscritos. Contudo, a inscrição só será aceita de fato depois da efetivação da matrícula.

11. Não estou no "semestre ideal". Quantas vezes devo acessar o Júpiter Web para garantir minha matrícula? 
Depende de quão distantes de seu período de matrícula ideal estão os períodos ideais das disciplinas que você deseja cursar. Se você está num período de matrícula ideal diferente do período ideal de uma disciplina, poderá permanecer com Inscrição em Lista de Espera até a última consolidação, dependendo da prioridade de matrícula que você possui.

12. Como devo definir as prioridades para Disciplinas Optativas e Extracurriculares?

Você deve definir as prioridades colocando-as n a ordem em que deseja cursar as disciplinas. Por exemplo: entre as disciplinas A e B, tenho preferência pela disciplina A. Logo, colocarei a prioridade 1 para a disciplina A, e prioridade 2 para a disciplina B.

13. O que significa "IR"? 
"IR" significa "Inscrição Reservada", ou seja, sua classificação está dentro do número de vagas oferecidas na turma.

14. O que significa "IL"?
"IL" significa "Inscrição em Lista de Espera". Significa que sua inscrição será processada somente em consolidação de matrícula posterior, ainda que existam vagas na turma, pois seu período de matrícula ideal é diferente do período ideal da disciplina.

15. O que significa "IT"? 
"IT" é "Inscrição em Turma Lotada", ou seja, você se inscreveu em uma turma que outros alunos já preencheram a totalidade das vagas oferecidas. A seleção de alunos é feita de acordo com prioridade e classificação.

16. Posso antecipar uma disciplina? 
Você pode antecipar uma disciplina, mas a sua prioridade será posterior a dos alunos com semestre ideal ou "atrasados" (que deveriam ter cursado a disciplina antes); sendo assim, eles serão alocados antes.

17. Posso alterar minha matrícula? 
Você pode alterar sua matrícula quantas vezes desejar durante os períodos de interação. Entretanto, caso obtenha Inscrição Reservada para determinada disciplina/turma e essa disciplina for alterada, você perderá automaticamente a reserva, concorrendo para as vagas existentes novamente na interação seguinte.

18. Posso desistir de uma reserva já obtida?

Pode desistir desde que você remova a inscrição ou altere a turma desejada para a disciplina (sujeitando-se, assim, a uma nova seleção na consolidação seguinte). Devido à dinâmica do processo, o fato existir vaga na turma no momento de sua consulta não garante a você a reserva na disciplina, pois outros alunos poderão fazer a mesma tentativa.

19. Consegui reserva em uma disciplina que estou devendo. Poderei perdê-la se, em outra interação, um aluno com PD = PM inscrever-se? 
A reserva é sua, mas você a perderá se excluir a disciplina. Se não houver aumento de vagas ou alguma desistência, o aluno com período ideal de uma disciplina igual ao período de matrícula ideal receberá indicativo de turma lotada.

20. Uma reserva garante a matrícula?

A reserva é considerada uma pré-matrícula. Você estará devidamente matriculado somente quando, após a efetivação de matrícula, as disciplinas passarem à situação MA (matriculado).

21. Quem faz a efetivação de matrícula? 
Depois da última consolidação (prevista no calendário), o Serviço de Graduação efetiva as matrículas e identifica eventuais conflitos de horário ou falta de requisitos. Quando a disciplina passa a MA, você está matriculado. Se houver pendência (conflitos de horário ou falta de requisitos), a disciplina ficará P (pendente) e o aluno deverá procurar o Serviço de Graduação para regularizar sua matrícula, pois correrá o risco de perder a reserva.

22. Estou matriculado no requisito de uma disciplina e ainda não sei o resultado da recuperação. Como proceder? 
Você deve se inscrever no requisito de uma disciplina considerando a sua aprovação na disciplina anterior. Sua inscrição permanecerá pendente até que o cadastro da nota final do requisito seja efetuado. Caso você seja reprovado no requisito, a inscrição será removida. Se for aprovado, a matrícula será efetivada.

23. O que é disciplina com requisito?

Disciplina com requisito é aquela em que você deve conseguir aprovação para obter o direito de matrícula em outra ou outras disciplinas.

24. Posso escolher disciplinas eletivas / livres além das que pretendo cursar? 
Ao efetuar a matrícula, você poderá selecionar e priorizar mais disciplinas eletivas/livres do que deseja cursar, mas informará, também, o número de disciplinas que de fato poderá cursar e a prioridade de escolha.

25. Qual o critério para seleção de alunos em disciplinas optativas livres? 
A seleção em disciplinas optativas livres é feita de acordo com a Resolução CoG 5237/05 (https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/arquivos/Aproveitamento.pdf).

26. O que é uma disciplina "preterida"? 
O termo "preterida" aparecerá quando você tiver o número de disciplina optativas que deseja cursar atendido. Neste momento, as demais disciplinas optativas apontadas na matrícula serão dadas como preteridas em função da reserva de disciplinas optativas indicadas com prioridade maior por você.

27. O que é Requerimento de matrícula?

O Requerimento de matrícula é um cadastro realizado no sistema Júpiter em que se pode solicitar uma matrícula disciplina com turma lotada, em disciplinas que não foram oferecidas para você, em disciplinas optativas com vagas remanescentes, em disciplinas que exigem requisito ainda não cumprido, entre outros casos. Porém, lembramos que este requerimento é passível de análise dos docentes responsáveis pelas disciplinas.

28. Não consegui me matricular em uma disciplina por meio das interações, ainda é possível me matricular?

Você pode cadastrar um requerimento de matrícula através do sistema Júpiter Web solicitando sua matrícula na disciplina desejada, mas sua matrícula dependerá da análise dos docentes.

29. O que acontece se eu incluir duas disciplinas no mesmo horário? 
Se o sistema acusar conflito de horário entre disciplinas obrigatórias, você terá de excluir uma delas para poder salvar sua matrícula. Se forem disciplinas optativas, após a efetivação de matrículas as disciplinas permanecerão pendentes e você deverá se dirigir ao Serviço de Graduação para regularizar sua matrícula. Caso contrário, poderá perder as reservas.

30. O que acontece se eu incluir uma disciplina sem ter cumprido o requisito?

A disciplina não será sugerida para matrícula.

31. Estou cursando Bacharelado e Licenciatura. Qual será o meu PM? 
Seu período ideal será calculado como PM (para o Bacharelado) e o PML (para Licenciatura).

 

 

Acesse link FAQ MATRÍCULA INTERATIVA no sistema júpiter.